quarta-feira, 6 de maio de 2009

Déjà Vu


O termo Déjà Vu em francês significa "já visto", que é quando temos a sensação de já termos passado por determinado lugar, ter lido determinado livro, etc.
Quando acontece um Déjà Vu, temos uma sensação estranha, uma sensação familiar, podendo descrever os fatos que ainda irão acontecer.

Existem duas experiências de Déjà Vu:



  • Déjà vu associativo: O tipo mais comum de déjà vu experimentado por pessoas normais e saudáveis é de natureza associativa. Você vê, ouve, cheira ou experimenta algo que desperta uma sensação que você associa com algo já vivenciado antes. Muitos pesquisadores acham que esse tipo de déjà vu é uma experiência baseada na memória e assumem que os centros de memória do cérebro são os responsáveis por ele.



  • Déjà vu biológico: Há também uma alta ocorrência de déjà vu entre pessoas com epilepsia do lobo temporal. Um pouco antes de ter um ataque, elas experimentam uma forte sensação de déjà vu. Isso tem dado aos pesquisadores mais confiabilidade para estudar o déjà vu e eles têm sido capazes de identificar as áreas do cérebro onde esses tipos de sinais de déjà vu se originam. Contudo, alguns pesquisadores dizem que esse tipo de déjà vu é distintamente diferente do déjà vu comum. A pessoa que o experimenta pode acreditar que já passou exatamente por aquela situação, ao invés de ter apenas uma breve sensação do fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário